Creme gelado de morango, geleia de morango, cobertura de chocolate branco e pedaços de morango.
O primeiro brinquedo que lembro de ganhar foi uma boneca moranguinho. Ela tinha cabelos rosa algodão doce, um vestido desenhado de morangos e um cheirinho adocicado de chiclete. Era o paraíso para a Julia piquitucha de 6 anos, que ironicamente não gostava de comer morangos.
Eu levava essa boneca para todos os lugares. Durante alguns anos ela foi a minha melhor amiga.
Me acompanhava durante a escola, para o parque, e até para as viagens em família. Depois dos verões na praia ela voltava para casa com o vestido sujo e os cabelos rosas cheio de areia, enquanto eu, durante algumas semanas, ficava com as bochechas coradas igual a ela por conta dos dias de sol regados à picolé e banhos de mar.
Depois de alguns anos, os morangos se transformaram na minha fruta favorita, a paixão por picolés e sorvete aumentou ainda mais e a boneca perdeu o espaço de brinquedo favorito para uma uma cozinha que ganhei de aniversário. Com panelas, comidinhas de plástico, avental e tudo!
A receita de hoje foi inspirada em paixões que encontrei ainda criança, mas moldaram muito do que sou hoje. Morangos continuam sendo minha fruta favorita e guardo com carinho na memória, os doces verões que vivi na infância.
O que você precisa para fazer o Picolé de Morango
Morangos — Você pode usar a fruta fresca ou congelada, escolha os mais vermelhos e maduros, assim terá certeza que vão estar doces e suculentos.
Limão — Vai acrescentar uma acidez essencial para equilibrar o sabor da geleia e da massa do picolé. Você pode usar limão siciliano, taiti ou a variedade da sua preferência, já que nessa quantidade ele não agrega sabor na receita.
Açúcar — O açúcar refinado sempre é a melhor escolha, tem mais facilidade que o cristal de dissolver em qualquer outro ingrediente. Não agrega cor nem sabor.
Leite condensado — O leite condensado vai ser o responsável por adoçar nosso creme de morango, na versão integral tem 8% de gordura. Essa gordura vai ser responsável por trazer mais cremosidade à massa do picolé.
Creme de leite fresco — Pode ser substituído na mesma quantidade pelas natas. Vamos colocar na massa do picolé para trazer cremosidade, tome cuidado para não misturar em excesso evitando que talhe.
Chocolate branco — É o ingrediente principal da casquinha crocante que cobre o picolé. Escolha um de qualidade, já que vai agregar muito sabor na receita.
Óleo de coco — Pode ser substituído na mesma quantidade pela manteiga de cacau. Essas duas gorduras deixam o chocolate menos espesso, ajudando a criar casquinhas de chocolate crocantes e delicadas.
Morango liofilizado — Além de acrescentar crocância na receita, eles agregam sabor e servem como elemento decorativo. Se preferir, pode substituir por morangos desidratados, mas por conta do processo de fabricação a fruta liofilizada mantém sua forma original e uma textura extremamente crocante.
Ju, quanto tempo dura e como eu armazeno o Picolé de Morango?
O picolé de morango tem uma validade super prolongada porque você armazena ele congelado. Geralmente, se feito e conservado de forma correta, a validade é de 3 meses.
Recomendo que embale cada picolé em uma boa camada de plástico filme ou em um saco plástico próprio para isso, dessa forma você evita queimaduras de frio e que ele absorva outros odores do freezer.
tamanho da forma: Sorvete Silicone Para Picolé
tempo de forno: -
rendimento: 9 unidades
INGREDIENTES | Picolé de Morango
Ingredientes | Geleia de morango
170g de morangos frescos ou congelados
65g de açúcar
½ limão (suco)
Ingredientes | Creme de morango
240g de creme de leite fresco
330g de leite condensado integral
175g de morangos frescos ou congelados
½ limão (suco)
Ingredientes | Cobertura de chocolate
300g de chocolate branco
150g de manteiga de cacau ou óleo de coco desodorizado
Q/b de morango liofilizado
Como fazer o Picolé de Morango
Passo 1: Faça a geleia de morango
Comece colocando os morangos, o açúcar e o suco de limão em uma panela.
Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone.
Quando a fruta começar a soltar água, amasse grosseiramente os morangos com ajuda da espátula.
Depois de alguns minutos cozinhando, passe a espátula no meio da geleia, se abrir um canal que não se fecha, pode desligar o fogo.
Coloque a geleia em um pote, cubra com plástico filme em contato e reserve.
Passo 2: Prepare o creme de morango
Faça um purê com os morangos e o suco de limão (para isso pode usar um liquidificador, triturador ou mixer de mão). Se a fruta for congelada, coloque alguns segundos no microondas para amolecer antes de bater.
Coloque o creme de leite gelado na tigela da batedeira, com o batedor de globo, bata até que ele incorpore ar e fique em ponto de bico mole.
Acrescente o leite condensado e o purê de morango, continue batendo até que a mistura fique homogênea e cremosa.
Passo 3: Monte o picolé
Em uma forma de silicone para picolés, posicione o palito de madeira. Preencha ⅖ da forma com a base de sorvete e leve para o congelador por no mínimo 1 hora.
Retire do freezer e adicione a geleia, já morna, por cima da primeira camada e no centro da forma (sem levar até as bordas). Volte para o congelador por mais 1hora.
Por fim, cubra o restante da cavidade com o sorvete. Leve para congelar, deixe no freezer por no mínimo 4 horas para firmar 100%.
Passo 4: Faça a casquinha crocante
Derreta o chocolate branco com a manteiga de cacau ou óleo de coco em banho-maria ou no microondas.
Transfira essa mistura para um copo fundo.
Desenforme os picolés, tomando cuidado para saírem inteiros.
Afunde completamente cada picolé no chocolate e espere alguns segundos antes de escorar em alguma superfície (essa espera faz com que o chocolate seque).
Decore com fatias de morangos liofilizados (morangos desidratados também funcionam aqui, mas não serão tão crocantes). Se precisar, use o próprio chocolate derretido como cola para o elemento decorativo.
O que tem no forno
Depois de muito trabalho, dedicação e sonhos, finalmente dei o primeiro passo oficial em direção ao meu primeiro espaço físico para venda de doces!!!
É isso mesmo que você leu! Em alguns meses, vamos ter um espaço lindo e muito especial, onde você poderá experimentar as delícias que atualmente só vê nos vídeos. Esse é um projeto que a Julia piquitucha nem imaginava em realizar enquanto brincava de preparar bolinhos e chá da tarde com suas bonecas.
Não vejo a hora disso se tornar realidade, e enquanto isso vou dividindo cada passo com vocês aqui! Ahhh, eu tô tão feliz ♡
Um pouquinho de arte
Com as mãos mais afetivas que conheci, a Cris Paiva transformou nosso picolé de morango e minha primeira boneca em biscoitos ilustrados lindos e muito gostosos (juro, derrete na boca!). Ela vende essa arte comestível incrível na confeitaria Hortellã Bolacharia.
Outras leituras para você:
Os Brownies mais legais do mundo
·EBAA Meu primeiro e-book está finalmente no mundo e eu mal posso esperar para compartilhar “Os Brownies mais legais do mundo” com você! Estou tão empolgada para embarcamos juntas nessa jornada doce ❀
Torta Brownie Mousse de Chocolate
·Base de brownie, mousse de chocolate, avelãs caramelizadas e flor de sal.
Lembre de enquanto estiver testando, postar o seu processo e me marcar no Instagram (@_julia.esteves_) para eu acompanhar a sua caminhada! Por lá, seguirei compartilhando vídeos com o passo a passo de receitas e indicações de produtos, será um prazer ter você sempre comigo.